Propaganda
DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
METODOLOGIA DA PESQUISA
PROFESSORA MARIA ISABEL BATTISTI ARCHER
JOINVILLE – SC
2013
Alexandra Ferreira da Silva
Luana Suelen Savian
PROPAGANDA
RESUMO
Segundo a Associação de Propaganda, propaganda é a mensagem divulgada em veículos de grande penetração (TV, rádio, revistas, jornais etc.) e patrocinada, isto é, paga por um anunciante que tem por objetivo criar ou informar imagens ou vídeos para vender uma ideia ou produto. Propaganda é o ato de propagar uma mensagem uma informação. Tanto para a compra de algo físico como para a compra de um pensamento ou ideia referente a algo proposto.
Palavras-chave: Propaganda. Anúncio. Imagem.
1. INTRODUÇÃO
Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Propaganda foi criada como uma necessidade de propagar a fé católica. Propaganda tem sua ciência inclusas, aonde serão descritas ao decorrer deste artigo.
2. DESENVOLVIMENTO
A propaganda foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o fito de propagar a fé católica pelo mundo.
Segundo o dicionário Aurélio, propaganda é entendida como 1. Propagação de princípios, ideias, conhecimentos ou teorias. 2. Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas. 3. Arte e técnica de planejar, conceber, criar, executar e veicular mensagens de propaganda. 4. Difusão de mensagem, ger. de caráter informativo e persuasivo, por parte de anunciante identificado, mediante compra de espaço em TV, jornal, revista, etc.; publicidade. 5. A mensagem de propaganda, como, p. ex., reclame, anúncio, spot, etc.
Para Sant’Anna (1998), é definida como a propagação de princípios e teorias. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia. Propagare deriva de pangere, que quer dizer enterrar, mergulhar, plantar.
Segundo Silva (1976 apud BRANDÃO, 2006, p.50), no sentido político, propaganda é a