Propaganda Hitler
b) como se constitui sua estrutura composicional (aspectos textuais e formais)?
A estrutura composicional desta propaganda é simples, enquanto o locutor fala uma foto em preto e branco vai se expandindo até formar o rosto de Adolf Hitler, ditador alemão. Há então, a utilização de dois tipos de linguagem: a imagética e a sonora. Apresentam-se números e resultados que não dão espaço para questionamentos sobre a veracidade, convencendo o interlocutor de que os fatos são verdadeiros, para no final dizer que se pode se dizer uma mentira através de verdade, deixando o interlocutor impressionado.
c) qual o seu conteúdo temático?
O locutor conta sobre um grande líder que ajudou seu país a sair de uma situação política difícil, líder este que, em sua juventude sonhava em seguir a carreira artística. Esta propaganda é de profundo teor político e fora construída a partir de um discurso entre verdade e mentira, mostrando que mesmo falando algumas verdades é possível manipular as informações, colocando em questão também a seriedade de um jornal.
d) que recursos linguísticos/não linguísticos constituem o estilo desse gênero?
Uso do pretérito imperfeito do modo indicativo, para indicar que “este homem” já faleceu. Utilização do método de ocultar/mostrar para criar uma visão de Hitler antes de saberem que é ele para então no final dar a conclusão, e dar sentido á contraposição da imagem com o discurso verbal. A entreposição entre a imagem e o discurso verbal cria também um suspense prendendo a atenção do espectador.
e) em sua opinião, quais seriam as vantagens, para o aluno de língua portuguesa, de trabalhar com um gênero que traz em si mais de uma modalidade de linguagem: oral, escrita, visual?
A vantagem de trabalhar com um gênero abrangente como este é que o aluno aprende a trabalhar varias coisas ao mesmo tempo, e a interligar essas linguagens umas as outras.