Propaganda de A a Z
Não se pode perder de vista que a marca é uma experiência total (no famoso conceito alemão de gestalt) e isso inclui tudo o que está ligado ao produto, do design gráfico da marca ao serviço pós-venda, passando pela propaganda, pelo canal de venda, pela entrega e pelo desempenho do produto em si, dentre diversos fatores.
Também é fundamental que o empresário ou executivo de marketing considere que a construção da marca vai pedir diferentes esforços nos diversos momentos do ciclo de vida dela e que sua principal tarefa é saber identificar esses momentos e utilizar o instrumento de marketing adequado a cada ocasião.
Persiga a qualidade como se a vida da marca dependesse disso. Sendo a qualidade de toda sua gestalt, entendemos que a qualidade da marca é mais do que a qualidade do produto em si. Crie um forte diferencial no seu mercado específico. As marcas tendem ser percebidas com uma qualidade única, exclusiva. O fundamental que cada marca que busca o seu sucesso escave seu próprio nicho de mercado.
Não subestime nem superestime nenhuma ferramenta de marketing. Assim como uma casa, a marca precisa de diversos tipos de materiais, sistemas e especialistas para ser construída de forma eficiente. Porém, não se apaixone pela propaganda, nem pela promoção, nem por causa nenhuma.
Lute para dominar. Lute para ficar em primeiro lugar, e não no segundo, porque provavelmente você pode acabar ficando em terceiro lugar. E lembre-se de que a marca que realmente vai dominar o mercado, é aquela que domina em todos os seus aspectos.
Uma das tarefas a se realizar é defender as marcas contra as pressões exógenas à empresa, vindas da concorrência, dos hábitos sociais, das atitudes dos consumidores, dos poderes públicos, da evolução tecnológica e de inúmeras outras fontes que interagem no mercado. A empresa foi fundada na Inglaterra em 1974 para trabalhar na criação de nomes para produtos e empresas, um elemento-chave para construir marcas e