Proojeto De Pesquisa 2
JOÃO MAYCON RAMOS DE OLIVEIRA
NAYARA SILVA DE SOUZA
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS PARENTAIS E O ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA ADOLESCÊNCIA
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para a avaliação parcial da II unidade, pela Faculdade Nobre de Feira de Santana, sob a orientação da professora Clarissa Cerqueira.
FEIRA DE SANTANA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
PROBLEMA 4
HIPÓTESE 5
OBJETIVO GERAL 6
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
JUSTIFICATIVA 7
REVISÃO DE LITERATURA 8
METODOLOGIA 13
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 14
ORÇAMENTO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas do século XX foram registrados dados alarmantes sobre o abuso de substâncias psicoativas, sabe-se que a frequência do consumo aumentou de modo significativo e sua ocorrência é cada vez mais precoce. A questão do uso de substâncias psicoativas hoje é um problema abrangente de ordem social e saúde pública.
Os adolescentes constituem um grupo de risco com relação ao abuso de substâncias psicoativas, isso se deve ao fato de que esta é uma fase marcada pelas transformações físicas e psíquicas, as quais tornam o adolescente mais vulnerável, em geral o primeiro contato com a droga ocorre nessa fase.
Apesar dos adolescentes serem encarados como grupo de risco, no que diz respeito ao uso de drogas, a literatura, no geral, aponta que os fatores que podem levar estes a utilizarem drogas são variados, fato que caracteriza o fenômeno da drogadição como multideterminado. (PRATTA E SANTOS, 2009).
Ressaltamos como fatores de riscos: os sintomas depressivos, baixa auto-estima, necessidade de novas experiências, uso precoce do álcool, relacionamento conflituoso com a família e uso de drogas por parte dos pais ou pessoas próximas.
Dentre os fatores de risco aqui mencionados, um grupo específico requer atenção: a família. Diferentes aspectos do ambiente familiar podem funcionar de modo que propiciem o envolvimento do adolescente com o uso de drogas,