Relatorio De Química
PRÁTICA 2 – QUÍMICA APLICADA
DENSIDADE DOS LÍQUIDOS: ALCOOL X ÁGUA DESTILADA
Brasília-DF
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
Relatório apresentando ao curso
Engenharia Civil
Em cumprimento as exigências Legais,
Sob a orientação do (a) Professor (a):
Manuela Gontijo
Brasília-DF
2015
Introdução
(Densidade x Massa específica)
Em Física, a densidade de um corpo ou de determinado material (líquido, sólido ou gasoso) pode ser calculada através da relação entre a massa e o volume por ele ocupado.A fórmula matemática para cálculo da densidade é a seguinte: d = m/v (densidade = massa/volume).
A densidade é inversamente proporcional ao volume, o que corresponde dizer que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
A definição de massa específica é idêntica à de densidade, porém nós só a usamos quando nos referimos às substâncias, e não a um objeto sólido qualquer, a menos que este seja homogênio e isotrópico (tenha massa distribuída igualmente ao longo de todo o volume). Por isso, para líquidos e gases homogênios, a densidade e massa específica podem ser sinônimas, pois nesses casos a isotropia está presente. Elas são diferentes quando o corpo não é maciço: se o corpo possui em seu interior espaços vazios, ele ocupa um volume bem maior do que ocuparia se fosse composto.
É importante ter clareza de que a massa específica é definida para uma substância e que a densidade é definida para um corpo.
Dentro da engenharia, saber a densidade de certa substância é importante, pois na hora de utilizar certos agregados ou ate o material em si, tem q saber a massa especifica/Densidade para saber se atende às normas. Na engenharia não existe só massa especifica ou Densidade, mas outras tbm, como exemplo: Densidade de Massa, Densidade de massa Teórica, Densidade de massa aparente, Massa unitária, Massa