Pronome "se"
Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome.
Os pronomes variam em gênero, número e pessoa.
Os pronomes possuem várias características: formam vários sistemas morfológicos fechados (eu, tu, ele/ela, etc; meu/minha, teu/tua, seu/sua, etc.); na sua maioria aceitam, como os nomes, morfemas de gênero e número; atuam por alusão a algo já mencionado ou implícito na mensagem ou no contexto linguístico ou extralinguístico, mantendo, mesmo quando isolados, uma base semântica genérica com capacidade de se referirem a outra realização léxica, etc.
O pronome “se”
A partícula SE, que pode ser também um pronome, possui várias formas de uso e chega a causar dúvidas em muitas pessoas na hora de escrever textos ou em provas. Veremos aqui suas principais funções:
Como PRONOME, o “SE” pode ser
a) Pronome Pessoal Reflexivo
Neste caso, o SE vai servir para indicar uma ação que é praticada pelo sujeito e ele mesmo receberá suas conseqüências. Dizemos que o sujeito pratica e sofre a ação.
Exemplos:
Maria cortou-se com uma tesoura.
Deitou-se mais cedo para descansar.
b) Pronome Pessoal Recíproco
O pronome recíproco é muito parecido com o reflexivo, mas neste caso a ação envolve dois sujeitos, onde ambos praticam a ação um sobre o outro, e portanto também sofrem a conseqüência da ação praticada.
Exemplos:
Pedro e Maria deram-se as mãos.
Meus pais se amam profundamente.
c) Pronome Apassivador
Pode também ser chamado de partícula apassivadora/apassivante, e serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente. Chamamos de sujeito “paciente”.
O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa.
Exemplos:
Vendem-se casas.
Os livros que se extraviaram, foram restaurados.
d) Pronome Indefinido
Também chamado de Índice de