Processo de Independeçia
Processo
De
Independencia
Data
_______________________________________________
E.E.E.F.M Carlos Drummond de Andrade
Alunos :Disciplina : Hístoria
Professora :
Serie :
Turma :
Bibliografia : Editora Saraíva Jornada Historia
Autoras : Maria Luisa Vaz Silvia Panazzo
Introdução
A ascensão de Napoleão Bonaparte ao trono da França, em 1804, abiru caminho para sua política externa expansionista.
Em 1806, o imperaor francÊs decretou o Bloquei Continental, pelo qual proibia as nações europeias de manter comércio com a Inglaterra, ameaçando de invasão as nações que o desrespeitassem. Essa situação internacional criou dificuldades á Coroa portuguesa, que, endividada com a Inglaterra, não aderiu ao Bloqueio Continental.
O exército napoleônico invadiu Portugal, criando uma situação que forçou a Familia Real a fugir para o Brasil, enquanto a Inglaterra enviava reforços militares para auxiliar a população lusa a repelir os invasores.
Como esse fato afetou as relações entre Brasil e Portugal? Que mundanças ocorreram na colônia com a transferência da Família Real portuguesa ao Brasil? E os milhares de pessoas que vieram nos navios com D.João, como passaram a viver na colônia? Como os colonos daqui os receberam?
Mudança Para o Brasil
A decisão de romper com o bloqeuio continental foi tomada no final de 1807 pelo príncipe regente D.João que estava á frentee do governo português desde que a rainha-mãe,D.Maria I, fora afastada do poder devido á insanidade mental.
Inicialmente temeroso em abandonar o país, D.João tentou ganhar tempo e evitar um rápido ataque da frança. Para isso, torcou mensagens com o governo francês nas quais declarava sua disposição em obedecer ao bloqueio continental.
Em setembro daquele ano, os assessores mais próximos do príncipe, que formavam o Conselho de Estado, apoiaram a tranferência da corte para o Brasil; a viagem começoua ser planejada ás pressas. Nos preparativos, o príncipe