Pronaf
MARTINS, Jean Carlos Barcelos (FIC) (jean@ficms.com.br)
MAGALHÃES, Sandra Célia Muniz (Unimontes)
DIAS, Wexley Sibelson (UFU)
RESUMO
O PRONAF – programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar, constitui atualmente como única política governamental de auxílio aos pequenos proprietários de terra. Desta forma este trabalho tem como finalidades conhecer e compreender as origens desta política pública adotada pelo Estado em 1996 com a finalidade precípua da promoção do desenvolvimento e consolidação da agricultura familiar dentro do cenário agrícola nacional como um todo, bem como na sua formação, linhas de atuação e com referência ao público alvo. A análise do programa foi feita levando-se em consideração: a) os reflexos da modernização da agricultura surgidos na década de 1950 e anos posteriores; b) a identificação da parcela da população rural denominada agricultores familiares, sua caracterização e função exercida dentro da produção agrícola do pais; c) a descrição do programa de fortalecimento da agricultura familiar, o que é, área de atuação, entes beneficiados, tipos de programas e outras.
Palavras – chave: pronaf, agricultura familiar, pequenos proprietários, modernização da agricultura, políticas públicas.
PRONAF de A a Z: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR.
MARTINS, Jean Carlos Barcelos (FIC) (jean@ficms.com.br)[1]
MAGALHÃES, Sandra Célia Muniz (Unimontes)[2]
DIAS, Wexley Sibelson (UFU)[3]
1 – Introdução
A agricultura nacional passa novamente por inúmeras transformações tão importantes e significativas quanto aquelas sofridas nas décadas de 1950/1970, impulsionadas mais uma vez pelo incremento financeiro do setor público.
Dúvidas não restam quanto à viabilidade e sustentabilidade da produção agrária familiar e de sua importância vital à economia nacional o que deve despender maiores