Promoção
Conceito:
Propaganda vem do latim “propagare”, ou seja, o ato de propagar algo ou divulgar uma ideia, conhecimentos e teorias.
Segundo Kotler “Propaganda é qualquer forma paga de apresentação pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”. Podemos simplificar o conceito como uma forma prática de divulgação de um produto, marca, empresa, campanha publicitária ou serviço, que cria uma expectativa no público mostrando seus benefícios, atributos e vantagens com relação ao concorrente fazendo com que o público se sinta atraído por ele, fixando uma imagem positiva do que foi visto.
Ainda no início dos anos 70, Robert Leduc (1972, p. 219) ensinava que a “prática da propaganda deve seguir um processo ordenado”, advertindo também que ela deveria se adaptar constantemente à realidade do mercado, uma vez que as situações não são nunca as mesmas. Conforme Leduc, a ação publicitária é estudada na elaboração do plano de propaganda, que orienta a elaboração da campanha publicitária integrada em um orçamento definido. O plano, no entanto, deve ser entendido como a apresentação por escrito das etapas do planejamento, isto é, o documento repositório das informações contidas no planejamento. A elaboração do plano de propaganda se opera, na opinião de Leduc (1972, p. 220-221), em quatro fases:
A primeira fase é consagrada à análise da situação comercial; a segunda, à consecução da estratégia publicitária; a terceira fase é a de preparação do plano detalhado de ação; e a quarta se refere à execução e ao controle da propaganda.
Uma das considerações mais relevantes feitas por Leduc, no entanto, é sobre a integração da propaganda ao marketing, segundo a qual esse plano de propaganda faz parte de um plano mais amplo, o plano de marketing, que encerra ações comerciais como o programa de força de vendas, o de política de produtos, de preços, de distribuição, dentre outros.
Podemos classificar a propaganda em 4 grandes