Promoção a sa
O que é micose de pele e sua causa
As micoses são infecções causadas por fungos, microrganismo que se alimentam das células mortas e se reproduzem quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como: ambientes fechados, úmidos e quentes. Os fungos invadem a pele, alterando o seu equilíbrio e causando doenças.
Os fungos causadores de micoses podem ser encontrados no solo, plantas, em animais e no homem. A queratina, substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o "alimento" para estes fungos.
As micoses podem ser classificadas em: superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistêmicas, de acordo com o sítio inicial de infecção.
Cutâneas: são restritas aos tecidos queratinizados da pele, pêlos e unhas, podendo ser causadas por dermatófitos, leveduras e fungos filamentosos não dermatófitos; dos gêneros TRICHOPHYTON –MICROSPORUM - EPIDERMOPHYTON e CANDIDA ALBICANS
Superficiais: são causadas por fungos dos gêneros MICROSPORUM, TRICHOPHYTON E EPIDERMOPHYTON, conhecidos coletivamente como dermatófitos, que se caracterizam por apresentar queratinofilia, ou seja, que crescem bem na presença de queratina e invadem apenas as camadas mais superficiais da camada córnea da pele, da unha ou da haste livre dos pelos. Provocam doenças muito variáveis, desde sintomas ligeiros até lesões com pus e inflamação; em geral, as que são conhecidas como dermatofitoses ou tinhas e são as micoses mais frequentes.
Subcutâneas: são geralmente limitadas à derme e tecidos subcutâneos, podendo, porém, se disseminar para outros tecidos adjacentes por meio da via linfática. São comumente adquiridas como resultado da implantação traumática de patógenos que crescem no solo e na vegetação em decomposição, os quais são geralmente restritos a regiões tropicais e subtropicais. São causadas pelos fungos dos gêneros ESPOROTRICOSE, CROMOMICOSE E MICETOMAS
Sistêmicas: podem ser causadas por agentes oportunistas dos gêneros
CRIPTOCOCOSE,