Trabalho Gi
A "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento
Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil", lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do
Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia
Nacional para a Alimentação Complementar Saudável
(ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.
A base legal adotada para a formulação da estratégia são políticas e programas já existentes como a
Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) , a
Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), a
Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) , a Política Nacional de Aleitamento Materno (PNAM) e a Rede Cegonha .
A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição
(CGAN/DAB/SAS) e a Área Técnica de Saúde da
Criança e Aleitamento Materno
(ATSCAM/DAPES/SAS), do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, são os responsáveis pela formulação das ações da nova estratégia, que visa colaborar com as iniciativas para a atenção integral da saúde das crianças. Elas têm como princípio a educação permanente em saúde e como base a metodologia crítico-reflexiva que é desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas, leituras e discussões de texto, troca de experiência, dinâmicas de grupo, conhecimento da realidade local, sínteses e planos de ação. "O aleitamento materno é como se fosse a água, regando uma semente para dar bons frutos!"