Promoção de saúde com enfase em bebês crianças
A saúde de uma maneira geral, em especial a saúde bucal, mudou muito nos últimos anos, em relação à odontologia, a cárie dentária, e particularmente a cárie precoce na infância, que tem uma etiologia e evolução conhecida, pode ser erradicada ou ter sua evolução controlada, se medidas educativas junto ao odontopediatra forem dotadas precocente. Sabe-se que a orientação de hábitos de higiene, a dieta ideal e o uso racional do flúor podem contribuir para a melhor situação da saúde bucal da criança.
A cárie dentária pode ser definida como um processo de dissolução do esmalte ou de dentina, causada por ação bacteriana na superfície do dente. A odontologia tradicional define a cárie como "cavidade no esmalte ou dentina", considerando livres de cárie aqueles indivíduos que não apresentam esse tipo de lesão.
ODONTOLOGIA INTRAUTERINA
A odontologia intrauterina se refere à construção da saúde bucal antes do nascimento. Para tanto, a mulher grávida é sensibilizada a fazer parte de um programa de acompanhamento odontológico, aumentando a chance de seu bebê ter mais saúde bucal. A assistência e o cuidado nesta fase possibilitam que a grávida tenha uma microbiota bucal compatível com saúde, minimizando assim a transmissão vertical de microrganismos patogênicos da mãe para seu filho. Permite ainda informar as mães a cuidarem melhor de seus filhos. Este modelo de odontologia intrauterina representa o pré-natal odontológico, que assiste e cuida da mãe com o objetivo de melhor cuidar de seu filho. O aconselhamento antecipado permite, ainda, evitar a instalação de hábitos prejudiciais à saúde do bebê.
Todas as orientações servem não só para os pais mas também para aquelas que convivem com os bebês. Pode-se fazer a seguintes abordagens;
* Desmistificar crenças e preocupações em relação à gravidez e ao tratamento odontológico;
* Informar a respeito dos efeitos de determinadas drogas (tabaco e álcool);
* Orientar sobre o uso de flúor; mostrar a