Educação em saúde
Conceito de Saúde
“ Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de saúde” (OMS – 1948) 1978 – Alma Ata 1986 - Primeira conferência internacional sobre Promoção de Saúde ( Ottawa, Canadá – 1986)
Educação em Saúde
Assim como o conceito de saúde, existem várias definições de Educação em Saúde “Educação em Saúde é qualquer combinação de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias de comportamentos conducentes à saúde” ( Green – 1980)
Atualmente, a educação em saúde utiliza pressupostos biomédicos, a qual focam-se em metodologias que facilitam a apreensão de conhecimento técnico-cientifico.
“Educação libertadora e problematizadora” de Pulo Freire.
Saúde Bucal
Compreendida e trabalhada pelos profissionais da área odontológica como sendo a “ausência de problemas nas estruturas dentárias e de suporte, e de todo o complexo estomatognático” No entanto, ao se avaliar apenas os seus componentes fisiopatológicos, se despreza o impacto psicossocial dos indivíduos. Documento “ The World Oral Report” diz que a saúde bucal é um dos fatores determinantes para a qualidade de vida
Educação em saúde bucal
Aos poucos, a Odontologia foi se inserindo no serviço público. No entanto, suas atuações estiveram concentradas em ações mutiladoras, com ênfase no atendimento de urgência. Serviço público passou a ser reprodutor do serviço privado. Despreocupação com a prevenção de doenças bucais. O Brasil foi considerado, por seu caráter elitista e perfil mutilador, o país dos banguelas.
Educação em saúde bucal ao longo das diferentes fases do ciclo de vida
Educação em saúde voltada às gestantes e bebês Na gravidez, o risco de gestantes desenvolver cárie é maior. Além disso, doença periodontal pode antecipar o parto. Saúde bucal sob dois aspectos: preservação da saúde e bemestar da gestante e prevenção de saúde geral e bucal da criança. Programas devem aproveitar o fato de que