Promoção da Saúde
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA AÇÕES EDUCATIVAS
PARA DIFERENTES PATOLOGIAS ACADÊMICO: Lucio Adriano Cardoso Ramos.
PROFESSORA: Suzane GraupUruguaiana, 21 de outubro de 2013 INTRODUÇÃO:
Neste trabalho falarei sobre algumas doenças que podem atrapalhar a pratica da educação física, assim como também será mostrada a importância da atividade física para a melhora e desenvolvimento do tratamento e prevenção de algumas doenças que se tornaram comuns no nosso dia-a-dia como: Diabetes, Obesidade, Hipertensão, Asma e Claudicação Intermitente. OBESIDADE:
O que é obesidade?
A obesidade é uma doença crônica que afeta indivíduos física, psíquica e socialmente, podendo ser causada por múltiplos fatores tais como doenças endocrinológicas e psiquiátricas, genética, ausência ou diminuição da atividade física, comportamento alimentar inadequado, além dos fatores emocionais. No mundo, há mais de um bilhão de adultos com excesso de peso. Destes, pelo menos 300 milhões são obesos.
A prevalência da obesidade está aumentando em todo o mundo. As condições associadas à obesidade, como doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemia, hipertensão, alguns tipos de tumores como o câncer de cólon, reto e próstata em homens obesos e de câncer de mama, vesícula e endométrio em mulheres obesas, também estão aumentando. A obesidade ainda predispõe a doenças como colelitíase (“pedras na vesícula”), osteoartrite, osteoartrose, esteatose hepática, apnéia obstrutiva do sono, alterações dos ciclos menstruais e redução da fertilidade.
Todas estas situações podem ser melhoradas com o emagrecimento. Uma redução de 5% a 10% no seu peso corpóreo é uma medida