PROMOÇÃO DA SAÚDE
Alice Moreira DerntlHelena Akemi Wada Watanabe
O envelhecimento populacional é uma tendência mundial, que varia logicamente de um local para outro dependendo sua organização político institucional. Mas é um fenômeno importantíssimo para nós porque é sobre essa população que incidem muitos estigmas de atraso no desenvolvimento do pais como um todo, e justamente essa população é o principal alvo dos conceitos que remetem a promoção da saúde (PS).
Epidemiologistas e outros da área depois de numerosos estudos por fim constataram que alem das doenças infecciosas promovidas pelo ambiente, muito do que gerava agravo na saúde do povo constituía-se a partir de seus estilos de vida. Pensando assim desenvolveram um discurso para a promoção da saúde publica envolvendo quatro grandes áreas englobadas por essas duas, a pouco citadas, e eram elas a biologia humana, meio ambiente, organização da atenção sanitária e estilo de vida.
A conferencia mundial da saúde organizada pela OMS em Ottawa (1986) no Canadá é considerada o marco na historia para a promoção da saúde. Pois a partir dela definiram-se sistemas que proporcionariam a integração das ações e enfim a pratica das mesmas. Entre outros tantos pontos aqui eu coloco o desenvolvimento apenas de atitudes que valorizem o individuo como ser pleno, e a equidade e solidariedade da população.
E no que tange aos idosos além de todos os previstos parâmetros de favorecimento a vida, conforto, temos principalmente a busca pela estimulação do mesmo através de praticas de inclusão e estimulação para prolongar por quanto seja possível suas capacidades funcionais de forma satisfatória e saudável.
Como bem conhecemos, a informação é base primeira para o sucesso em qualquer atividade, ainda que ela seja a de manutenção das capacidades físicas e a promoção do bem-estar. Por isso as autoras relembram a premissa da educação para a saúde, com base nas políticas publicas que iniciam as crianças na parte da educação a serem