promovendo o desenvolvimento do faz de conta na educação infantil.
Jogo de Manipulação = A partir do contato com diferentes materiais, como exemplo, encher e esvaziar potes de areia, montar copos e depois destruí-los com as mãos ou pés, misturar água e areis com as mãos e se lambuzar.
Jogo de construção= Vai utilizar sua inteligência prática através de ordenações sobre os objetos. Exemplos: montar pilhas enormes de blocos e de diferentes tamanhos e cores, enfileirar pedras ou botões, ela coleciona pedrinhas, bolinhas, tampinhas, tudo coisinhas pequenininhas.
Regras = Elas inventam sua própria regra e ela vai se dedicar para cumprir aquilo que se determinou e assim testando seus próprios limites exemplo: pular mais alto, subir a escada mais rápida, etc.
2- Jogos Simbólicos= Impulsionado pela imitação
A criança imita tudo aquilo que a chame a sua atenção, ela vai começar a imitar a si mesma como fingir que esta dormindo, que não ouviu a mãe chamar, a criança já vai imitar as ações que observa, como: Oi! Tudo bem? , Obrigada, e assim vai observando e reproduzindo em seguida tem a transposição que é quando a criança utiliza um objeto querendo simbolizar outro (sobe em cima de uma vassoura como se fosse um cavalinho), pois sua imaginação é muito fértil.
Jogo de imitação = a criança assume papéis imitando vozes, gestos e formas de locomoção, também imitam objetos e animais.
O faz-de-conta= Ele já vai caracterizar cenas como montar casinhas para as bonecas e dar nomes a elas e criar personagens imaginários e conversar com eles.
Compensação= É quando a criança executa no faz-de-conta ações que ela não pode fazer no cotidiano, como lavar louça, falar no telefone, usar o computador, passar roupa. Elas sentem prazer quando são convidadas a ajudar.
Liquidação = Quando a criança busca superar situações desagradáveis como o medo, dor ou tensão, podem ser superados ou