Proletarização do trabalho docente: o que é? E como acontece?
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE JEQUIÉ
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CLARICE ALVES DOS SANTOS
DAIANE LOPES DA SILVA
IANNY CAROLINE MELO DE SOUZA
LUANA NASCIMENTO
JAMILLE FONSECA DE SOUZA
JUSSIARA BORGES SANTOS
Proletarização do trabalho docente: o que é? E como acontece? JEQUIÉ
2007
CLARICE ALVES DOS SANTOS
DAIANE LOPES DA SILVA
IANNY CAROLINE MELO DE SOUZA
LUANA NASCIMENTO
JAMILLE FONSECA DE SOUZA
JUSSIARA BORGES SANTOS
Proletarização do trabalho docente: o que é? E como acontece? Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Educação
Física, Campus Universitário de Jequié, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, disciplina Educação e sociedade, ao docente Fábio Mansano, para fins avaliativos.
JEQUIÉ
2007
INTRODUÇÃO
No processo de socialização de um individuo a educação é o meio pelo qual o mesmo é inserido na sociedade. Logo a figura primordial desta educação é o professor, pois será ele quem encaminhará, quem educará, instruirá o indivíduo ao meio social.
Neste parágrafo fantasioso tipo Alice no País das Maravilhas, o professor é um ser autônomo, que pensa, que reflete, que idealiza e põe em prática. É um indivíduo dono de si, logo, dono do seu trabalho. Que tem prazer no que faz, pois o faz por amor, pois nada paga sua satisfação de ver os quão bons frutos produziu ao ver o seu aprendiz encaminhado para a vida.
Ao sairmos do sonho, nos deparamos com uma realidade brutal. A sociedade é regida pelo capitalismo, que é um sistema onde o que interessa é o lucro. E nesta realidade se encontra o professor que outrora considerado um “mestre”, agora tem que se encaixar no sistema para não ser mais um desempregado. Este não tem mais espaço para idealizar um mundo, um ser para a sociedade, pois o sistema já o fez. Assim ele não pensa no que falar, e reproduz o que já está pronto e encadernado em livros e apostilas.
O professor tem que buscar maneiras de se manter no