Pedagogia
Sabe-se que, como a história do homem, da sociedade e da cultura é evolutiva, o pensamento também deve sê-lo, ou seja, deve estar constantemente superando paradigmas ultrapassados e contribuindo para o progresso da humanidade.
Neste contexto encontra-se a escola e o ambiente escolar como um todo, cujo papel é a partir daquilo que presencia e vivencia da sociedade a que está inserida, determinar suas práticas pedagógicas a quem ela quer formar e dentro de que qualidade.
É comum na escola de hoje ser desenvolvido um trabalho pedagógico com preocupação em preparar o aluno para as mudanças constantes no mundo em que vive, prepará-lo para a tomada de atitudes e para o exercício consciente de seus direitos e deveres, mas principalmente instrumentalizá-lo para o aprendizado escolar e sua, levando-o a perceber a importância desse aprendizado para sua vida cotidiana., Assim, tem-se que ter bem claro o papel do professor em elaborar aulas com planejamento e criatividade, utilizando-se de recursos variados e contextualizando o conteúdo escolar com o cotidiano vivido pelo aluno. Também é papel do professor instrumentalizar o aluno para que ele possa transformar a si, à sua realidade e as pessoas de seu entorno com o seu conhecimento. Ele não deveria sair da escola sem saber para que ele estudou. É o que pais, mercado de trabalho e a sociedade em geral esperam do papel da escola e trabalho pedagógico desenvolvido nela e dos professores.
Ao refletir sobre uma proposta de trabalho com professores e alunos percebe-se que constantemente os professores questionam sobre as evoluções sociais, os problemas pessoais e sociais do aluno e de suas famílias. Olham a comunidade em torno da escola e dos municípios e vêem as constantes transformações que a sociedade vem produzindo nestes últimos anos. E a escola? Que evoluções ela vem produzindo para acompanhar as da própria sociedade? E o professor? Qual seu papel no trabalho pedagógico frente a estas mudanças?
A