Projeções Cartograficas
As projeções cartográficas podem ser classificadas de diversas maneiras:
MÉTODO
Projeção Geométrica: Baseia-se em princípios da Geometria. Pode ser obtida pela intersecção sobre a superfície de projeção, do feixe de retas que passa por pontos da superfície de referência partindo sempre de um ponto.
Projeção Analítica: Baseiam-se em formulação matemática obtidas com o objetivo de se atender condições previamente estabelecidas.
SUPERFÍCIE DE PROJEÇÃO
Projeção Azimutal: Também chamada de Projeção Plana, é um tipo de projeção usada comumente para representação das áreas polares pois parte sempre de um ponto para a representação das áreas, por isso é usado para pequenas áreas. Pode ser de três tipos: Polar, Equatorial e Oblíqua
Projeção cônica: A superfície terrestre é representada num cone envolvendo a globo terrestre. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são linhas retas que convergem para os polos. As deformações ocorrem conforme se afastamos do paralelo padrão.
Projeção cilíndrica: A superfície terrestre é representada num cilindro envolvendo o globo terrestre. Os paralelos e os meridianos são linhas retas que convergem entre si. As deformações ocorrem conforme se aumentam as latitudes, tendo a chegar ao infinito. É comumente utilizada para representações do globo, como mapas-múndi.
Projeção Polis superficial: Quando apresenta mais de um tipo de projeção para aumentar o contato da superfície de referência e, portanto, diminuir as deformações.