Projetos
Equipamentos Portuários
• Existe uma grande diversidade de equipamentos para manipulação de cargas nos portos e terminais, sejam destinados a containers ou outros tipos de cargas. Estes equipamentos variam em função do tipo de operação e do porte do terminal.
• Veremos os principais tipos de gruas e empilhadeiras utilizados atualmente nos principais terminais do mundo. Equipamentos Portuários
Portainers ou gruas de pórtico: fazem a transferência de containers entre o navio e o cais do porto e vice-versa.
Portainers
Equipamentos Portuários
Transtainers ou gruas de pátio: são montadas sobre pneus (Rubber Tyred Gantry Crane) ou linha férrea (Rail Mounted Gantry Crane) e fazem a transferência de containers do caminhão ou vagão ao terminal e vice-versa.
Podem trabalhar com até quatro alturas de containers e movem-se somente em linha reta.
Transtainers
Transtainers
Equipamentos Portuários
Straddle Carriers ou Aranhas: versáteis e velozes, podem realizar curvas e fazer o traslado direto dos containers do cais ao pátio do terminal e vice-versa. São utilizados em terminais de maior porte.
Straddle Carriers ou Aranhas
Equipamentos Portuários
Reach Stackers ou Empilhadeiras de alcance: de grande utilização em terminais de médio porte.
Tem como vantagens seu baixo custo e sua flexibilidade.
Fork-lifts, Empilhadeiras frontais ou laterais: utilização em terminais pequenos, podem empilhar vários níveis de containers.
Empilhadeiras
Equipamentos Portuários
Guindaste é um equipamento usado para erguer, movimentar e baixar cargas. É basicamente constituído de uma torre equipada com cabos e roldanas. Podem ser móveis ou fixos.
Guindastes
Equipamentos Portuários
Shiploaders ou Carregadores: máquinas especiais para carregamento de granéis
(açúcar, grãos, farinhas, cimento, carvão mineral etc.). Podem operar com as mais diversas capacidades, de 150 a 15.000 toneladas/hora.