projetos saude
Atualmente segundo dados do Ministério da Saúde o país tem cerca de 90 mil pacientes portadores de Doença Renal Crônica (DRC) em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 692 serviços em funcionamento no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia estudos apontam que cerca de 10% dos brasileiros possuem algum tipo de doença renal sendo que cerca de 90% destes brasileiros não tem nenhum conhecimento desta doença visto que é uma doença silenciosa, podendo dobrar o número de pacientes portadores de Doença Renal Crônica nos próximos 10 anos.
Este projeto visa elaborar e definir diretrizes para a Implantação do Instituto de Hemodiálise no Munícipio de Aracruz\ES objetivando oferecer tratamento através do Sistema Único de Saúde aos pacientes portadores de Doença Renal Crônica (DRC) do município de Aracruz e Região.
Modos e meios de implantação
Este projeto será realizado de acordo com o modelo do PMBOK onde serão estruturadas as metodologias necessárias para a criação dos processos do PMBOK referentes ao desenvolvimento do projeto. O departamento de projetos do Instituto de Hemodiálise e Terapia Renal de Uberaba\MG (IHTRU) será responsável pela elaboração de todo o projeto desde seu escopo até o encerramento utilizando das ferramentas do gerenciamento de projetos tais como:
- estudo de demanda e viabilidade;
- estudo de captação de recursos;
- identificação e classificação dos stakeholders;
- controle de execução via sistema integrado;
- sistema de comunicação via WEB entre os stakeholders
- monitoramento da aquisição de produtos necessários;
- gerenciamentos e classificação de riscos ao projeto;
- documentos jurídicos para assegurar a execução do projeto
- entre outros.
Por tratar-se do primeiro projeto desenvolvido pelo Instituto de Hemodiálise e Terapia Renal de Uberaba\MG (IHTRU) não há entraves quanto à cultura organizacional dentro da instituição. Este projeto terá vários aspectos a serem esclarecidos