Projeto saúde
Tema: Saúde.
Justificativa:
O presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, que deverá ser trabalhada com crianças de 9 anos, buscando a integração da Escola e Família com base na declaração dos direitos humanos no principio 4° e no estatuto da criança e do adolescente no art. 7 conforme citado logo abaixo com o objetivo da conscientização dos hábitos de higiene e da saúde de forma geral.
Declaração Universal dos direitos da criança * PRINCÍPIO 4º - Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
As crianças têm direito a crescer com saúde. Para isso, as futuras mamães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Toda criança também têm direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Estatuto da Criança e do Adolescente * Capítulo I - Do Direito à Vida e à Saúde Art. 7º: A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Objetivo Geral:
* Conscientizar os alunos para o direito à saúde; * Sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão dos hábitos de alimentação e higiene; * Envolver a família na proteção á saúde de forma geral da criança.
Objetivo Específico: * Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de alimentação e higiene; * Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo; * Estimular a participação da família nos hábitos de alimentação e higiene da criança.
Encaminhamento Metodológico:
O projeto será dividido em 10 momentos:
1° Momento:
- Apresentar para os alunos através de uma conversação o direito que todas as pessoas têm em relação à saúde;
- Propor aos alunos que procurem em revistas diversas