Projetos que o Banco Mundial Financia para o Brasil
A área de saúde apresentou uma significativa melhora em todo o Brasil nos últimos dez anos, porém em menor escala na Bahia. Em 1997, a taxa de mortalidade infantil no Estado era de 44,82 por 100.000 nascidos vivos, caindo para 27,3 em 2006, enquanto a média no Brasil está em 20,7. Apesar desta expressiva redução, a taxa ainda é a sétima mais elevada entre os 27 estados brasileiros.
A adoção de uma estratégia integrada para os setores de água e saúde é essencial para reduzir esses indicadores. Um estudo realizado em Salvador, entre 1997 e 2003, mostra uma redução média de 21% na prevalência de doenças intestinais infecciosas entre crianças de 0 a 36 meses, e de até 43% nas áreas mais afetadas, como resultado da implementação de um programa de saneamento. Em 2005, apenas 31,7% dos domicílios rurais faziam parte da rede estadual de abastecimento de água, contra 94,6% dos domicílios urbanos.
O projeto apoia a expansão do acesso à água potável, ao saneamento e à atenção básica de saúde nos municípios mais atingidos por doenças intestinais infecciosas, por meio de intervenções selecionadas nas áreas de saúde e água, entre as quais:
Campanhas de vacinação, estabelecimento de equipes de saúde da família e expansão e melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços de saúde materna e neonatal em 25 hospitais selecionados no Estado.
Oferta de gestão adequada dos recursos hídricos e construção de sistemas