resenha sobre BIRD
Por:2
Jaciane Silva Nascimento
Josenilde Rosa da Silva
Suzane da Silva Souza
Helena Altmann é doutoranda em Educação na PUC- Rio Mestre em Educação pela UFMJ. Com a dissertação Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e ) homens na Educação Física 1998, e autora, entre outros trabalhos, “ De orientação sexual nos PCNs “. Revista de estudos Feministas 2001, e “ Marias ( e ) homens nas quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar”, Educação e Realidade 1999.
Percebe- se que a obra visa analisar as interferências do Banco Mundial na Educação Brasileira, pretendendo em geral melhorar as condições básicas das populações de forma a possibilitar volume maior de aquisição de bens advindos das nações homogênicas.
O Banco Mundial exerce profunda influências nos ramos do desenvolvimento mundial. Ele financia projetos de infra- estrutura, principalmente em países em desenvolvimento. Estes projetos devem obedecer a lei de custo e benefício, cortar gastos, para aumentar a eficácia do investimento.
Como princípio do neoliberalismo, o estado deve participar o mínimo possível do mercado ou da sociedade. A educação será regulada por interesse da maioria (mercado e a sociedade civil) O mercado como regulador da Educação modifica o tempo da educação dos alunos, aumentando a mão de obra, menores custos, maiores lucros. As formações dos alunos tendem a ser mais específica.
Portanto o Banco Mundial teve forte influência na definição das políticas educacionais brasileiras nas últimas décadas nem tanto pelo volume de recursos que injetou no setor, mas pela sua influência nas políticas sociais, principalmente porque seu aval abria as portas para a liberação de empréstimos destinados a programas de ajustes estruturais
Convém salientar que o Banco mundial é um grupo composto pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) que apresenta um modelo de organização concentrado e desigual, pois o poder de voto é proporcional aos recursos de cada