Projetos, Programas e Portfólio
Projetos são executados em todos os setores da economia e representam um conjunto de esforços complexo interdependentes, exigindo elevado esforço de gerenciamento.
Administrar projetos é muito diferente de administrar operações estáveis, uma vez que a incerteza é um fator inerente no desenvolvimento de um projeto.
Segundo o PMBOK (2008): “um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um novo produto, serviço ou resultado exclusivo”.
Um projeto tem caráter temporário porque deve ter um início e um fim definido, mas isso não significa que o produto gerado pelo projeto seja temporário. O final é alcançado quando os objetivos do projeto tiverem sido atingidos, quando se tornar claro que os objetivos do projeto não serão ou não poderão ser atingidos ou quando não existir mais a necessidade do projeto e ele for encerrado.
Outro aspecto importante no contexto de temporalidade de um projeto trata da questão da mobilização e desmobilização da equipe. Uma equipe de projeto criada com o único objetivo de realizar o projeto realizará esse projeto e, em seguida, será desfeita e seus membros serão realocados quando o projeto for concluído.
A característica de exclusividade de um projeto significa que o produto ou serviço gerado deve ser diferente dos demais existentes na organização.
Entre outras características de um projeto, destacam-se:
•um projeto é composto por entregas parciais (deliverables);
•o produto final de um projeto deve ser definido de forma clara;
•um projeto pode surgir por demanda de mercado, necessidade organizacional e/ou solicitação de um cliente;
•projetos frequentemente interagem com outros projetos e com operações rotineiras da organização;
•projetos também podem ser elaborados utilizando-se da elaboração progressiva.
A imagem 1 apresenta um exemplo de ferramenta para o Gerenciamento do Projeto e elaboração de artefatos. O jBohr (sistema de gerenciamento de portfólio, programas e projetos) é uma aplicação