Projetos pre sal
Edição 46, Novembro de 2009
Por Flávia Lima
Pré-sal dá injeção de ânimo em setor offshore
Bom momento vivenciado pelas indústrias de petróleo garante à 13ª edição da Santos Offshore calorosas discussões e grande participação de público e de empresas expositoras.
O volume de negócios gerados pelo pré-sal deve estimular o desenvolvimento do país. A expectativa é que, entre 2009 e 2013, haja investimentos por parte da Petrobras da ordem de 174 bilhões de dólares. Deste valor, cerca de 158 bilhões serão aplicados diretamente nos setores nacionais.
Na opinião do presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, os estaleiros brasileiros estão preparados para o desafio de produzir navios-sonda, plataformas de produção, navios de apoio marítimo, petroleiros e todos os equipamentos necessários para essa nova fase do Brasil na produção de petróleo nas camadas profundas do subsolo marinho, conhecidas como o pré-sal. Com esse cenário positivo, ocorreu a terceira edição da Santos Offshore Oil & Gás Expo and Conference, que reuniu 252 expositores e atraiu cerca de 18 mil visitantes. O evento contou com profissionais, autoridades e empresários que aproveitaram os quatro dias da feira para concretizar negócios e realizar contatos importantes para o crescimento da cadeia produtiva de petróleo e gás. Segundo a organização do evento, a feira superou a marca dos anos anteriores alcançando o valor de R$ 300 milhões em negócios.
O público presente pôde conferir as novidades em máquinas e equipamentos apresentadas pelas empresas expositoras e conferir as 50 palestras da grade da conferência. Entre as palestras proferidas, estiveram temas ligados à indústria do petróleo; negócios e investimentos na Bacia de Santos; gás natural; exploração do pré-sal; novas tecnologias; marco regulatório brasileiro; responsabilidade socioambiental; entre outros. Os