Modelos de concessão
Planejamento estratégico da Petrobras para viabilizar o projeto pré-sal.
2. Problemas de pesquisa
2.1 Introdução
A Petrobras é atualmente uma das maiores empresas do Brasil, e um dos maiores orgulhos do país, sua operação impacta de forma relevante todo o país desde suas ações na bolsa, até o próprio PIB.
A empresa tem crescido desde sua fundação e tomou proporções gigantescas nos últimos anos, se tornando a terceira maior petrolífera do mundo, principalmente depois que captou R$ 120,36 bilhões com a captação feita em 2010.
Essa captação foi feita quase que exclusivamente devido ao pré-sal, local onde foram encontrados em 2006 acumulações gigantes de gás e reservatórios de petróleo a 7.600 metros de profundidade.
Essas descobertas projetaram a Petrobras no cenário mundial, já que a mesma informou que investia em tecnologias para poder extrair tais bens, desde então o Brasil e principalmente a Petrobras mudaram, desde então a empresa vem se reestruturando e efetuando um planejamento imenso para tornar realidade a extração do gás e do petróleo descoberto em diversas baias no mar do Brasil.
A viabilidade do projeto começou a tomar forma com a captação do dinheiro que foi a maior do mundo, mas o planejamento da Petrobras e do governo já que é o maior acionista da empresa, começou muito antes já que o País precisará de novas plataformas e obras de infraestrutura, além de equipamentos nem sempre disponíveis no parque fabril nacional.
Tudo isso e muito mais serão os grandes desafio dessa gigante empresa nacional, procurar e qualificar mão de obra, encontrar fornecedores que possam atender a demanda da empresa para explorar esse petróleo em águas tão profundas, aprimorar e desenvolver tecnologias cada vez mais eficazes e seguras, captar dinheiro para comprar petroleiros, plantas de refinarias, óleo dutos, plataformas de petróleo e diversas outras coisas intrínsecas a operações tão grandes.
É sobre essas questões que esse projeto busca identificar,