PROJETOS AGROINDUSTRIAIS II: AGROINDUSTRIA DE PROCESSAMENTO DE BARRA DE CEREAIS
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROJETOS AGROINDUSTRIAIS II: AGROINDUSTRIA DE PROCESSAMENTO DE BARRA DE CEREAIS
Gabriela Rocha Fernandes
Sete Lagoas
2013
ANTEPROJETO AGROINDUSTRIA DE PROCESSAMENTO DE BARRA DE CEREAIS
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
TIPO DE PROJETO
Implantação de uma agroindústria de processamento de barras de cereais.
LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE INDUSTRIAL A cidade escolhida para implantação da unidade industrial foi Sete Lagoas- MG
Segundo pesquisa realizada pela Revista Proteste cujo o título é Barras de Cereais: Lanche Portátil, selecionaram algumas marcas de barras de cereais presentes no mercado brasileiro. Destas marcas, buscamos o local de fabricação das seguintes marcas:
Linea: São Paulo-SP
Nutry: São José dos Pinhais-PR.
Ritter: Cachoeirinha- RS
Trio: Sorocaba-SP
BIO2: São Paulo - SP
Montevergine: São Paulo-SP
Percebemos que a maioria das grandes indústrias de barras de cereais se encontra no Estado de São Paulo. Uma busca mais detalhada mostra que a indústria brasileira começou a se concentrar no estado de São Paulo no período que vai de 1907 a 1920, tendo sua origem nas capitais da economia cafeeira. Em 1920, São Paulo participava com mais de 30% do número de indústrias do país.
Atualmente, o interior do estado de São Paulo é a terceira maior área industrial brasileira, pois recebe cada vez mais indústrias oriundas da região metropolitana de São Paulo, que encontram nas cidades médias paulistas todas as vantagens citadas anteriormente.
Minas Gerais tem a instalação da Fiat (Betim) em 1973 e da Mercedes-Benz (Juiz de Fora) em 1999 atraiu outras empresas para esse estado que ocupa o terceiro lugar entre os mais industrializados do país. Seus principais ramos industriais são o metalúrgico, o químico mecânico e o extrativo mineral, principalmente na região metropolitana de Belo Horizonte (Betim, Contagem), e o alimentício encontrado em várias regiões do estado,