projetoeducativo
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
IMPLANTAÇÃO DE SALAS ADEQUADAS PARA...
Adilane Grasiele Soares de Freitas
Felipe Bruno
NATAL/RN
OUTUBRO/ 2012
Adilane Grasiele Soares de Freitas
Felipe Bruno
IMPLANTAÇÃO DE SALAS ADEQUADAS PARA...
Trabalho dos licenciados em Educação Física da FANEC, apresentado como requisito parcial para aquisição da nota da disciplina: observação e projeto ministrado pela docente Mariana Reis Ferreira da S. Menezes.
Natal/RN
OUTUBRO/2012
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, a Educação Física é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que outra. A educação Física tem o controle do corpo ou, ainda de controle físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação está intimamente relacionada à disciplina corporal. É também processo pedagógico que contribui no desenvolvimento motor e social da criança. O professor de Educação Física sabe que o desenvolvimento da educação uniu vários fatores, tais como o neurológico, o ambiental, o psicológico, o nutricional, o afetivo e o cognitivo.
A dificuldade de espaço pra aulas de educação física nas escolas publica é preocupante, a falta de ginásios e quadras atrapalham bom rendimento da aula de educação física, as praticas são muito importante para o desenvolvimento da criança no geral. Hoje o professor elabora suas aulas práticas mesmo com a dificuldade de espaço.
De acordo com Gauthier, (2001): O professor produz conhecimentos específicos ao seu próprio trabalho, é capaz de deliberar sobre práticas, de objetiva-las e partilhá-las, de aperfeiçoá-las e de introduzir inovações susceptíveis de aumentar sua eficácia. Os professores são considerados como ‘’práticos reflexivos’’ capazes de refletir sobre si mesmos e sobre sua prática.
Para Augustin Escolano, o espaço escolar não é uma dimensão neutra do ensino, tampouco um simples esquema