Tipos de métodos na execução de Auditoria Fiscal
a) Métodos e Técnicas de Auditoria Tributária adotadas;
O método adotado foi de Auditoria Tributária de análise registros auxiliares e fiscais, os métodos operacionais utilizados, elaboração de fluxo do processo de arrecadação e verificação.
Analisando o fluxo de recolhimentos das receitas próprias e de transferência corrente, se estão sendo creditados tempestivamente e na conta bancária específica.
Para a realização do trabalho foram empregadas as seguintes técnicas:
- de circularização para os bancos arrecadadores;
- refarzimento e conferência de cálculos, exame e obtenção de comprovantes autênticos e conformidade com as práticas contábeis;
- profunda revisão;
- obtenção de dados de diferentes fontes e seu cruzamento a fim de apurar discrepâncias eventuais.
O auditor desenvolveu um processo de auditoria analisando os atributos com relação à legislação aplicada, verificar situações ocorridas e possíveis causas de ocorrências. b) Tipo de Relatório utilizado;
A auditoria compreende em um exame do fluxo de arrecadação tributária onde o interessado é um ente público.
O auditor desenvolveu um Relatório de Auditoria no qual buscou fornecer todas as evidencias do processo de auditoria realizado.
c) As classificações da Auditoria Fiscal, quanto:
1 – Objetivo
É uma auditoria preventiva visando examinar o fluxo de arrecadação e sua destinação, se ocorreu de forma eficiente. 2 - Meios de Exame
Serão analisadas todas as etapas das receitas, especificamente as receitas correntes, analisando sua destinação e os registros contábeis.
Neste processo serão analisados livros contábeis, guias de recolhimento, e as contas correntes.
Em resumo será realizado exame em documentos hábeis e legítimos. 3 - Técnicas de Execução O trabalho enfoca as receitas correntes de caráter setorial em um prazo certo.
4 - Abrangência e Tempo de Duração
Os trabalhos possuíram abrangência de 08 meses, de janeiro a