Projeto
Lixo é assunto sério… I – CARACTERIZAÇÃO
OBJETIVOS: – Sensibilizar alunos de cidades brasileiras de mais de 100.000 habitantes a respeito da situação de inúmeros trabalhadores que vivem coletando, ou mesmo consumindo lixo. Por meio dessa sensibilização, pretende-se propor uma reflexão sobre questões cruciais ligadas à melhoria das condições de vida de toda população: esta situação já melhoraria se separássemos nossos resíduos, se evitássemos o desperdício de alimentos através de manipulação e embalagens adequadas e se, noutra esfera de ação cobrássemos, junto ao poder público, a implementação de uma política de Gerenciamento Integrado do Lixo Urbano.
ÁREAS ENVOLVIDAS: História, Matemática, Língua Portuguesa, Arte, Teatro.
ESTRATÉGIA: Para uma possível visita ao lixão ou aterro sanitário e catadores de rua, a classe toda; para a realização de entrevistas, a classe dividida em grupos.
PAPEL DOS PROFESSORES: Introduzir o tema com materiais a que tenham acesso (jornais, telejornais, revistas, peças de teatro, fotos, obras de arte, filmes…); preparar a visita ao lixão ou aterro sanitário e catadores de rua; discutir e orientar a elaboração dos roteiros para as entrevistas; coordenar as discussões, as atividades e sua apresentação.
PAPEL DOS ALUNOS: Buscar informações sobre o tema e elaborar seus próprios materiais (entrevistas, relatos de vida, desenhos, fotografias, pinturas…).
MATERIAL NECESSÁRIO: Depoimentos secundários ou coletados pelos próprios alunos.
II – ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS AÇÕES
ÍNICIO: Desencadear a discussão do tema apresentando um material que mostre uma face dessa realidade, anotando e discutindo as principais idéias levantadas pelos alunos a respeito do tema. Algumas sugestões: “Ilha das Flores”, curta-metragem de Jorge Furtado sobre lixo em Porto Alegre, ou reportagens de jornais, revistas e telejornais.
OUTRAS ETAPAS:
1ª ETAPA: Sondando o lixo das casas dos alunos: a– O professor elabora um questionário com