Projeto
Vitor Jeronimo Melo – RA 20726738
Brasília, Junho de 2010
Vitor Jeronimo Melo
Análise dos valores atribuídos a objetos no discurso das propagandas
Projeto de pesquisa apresentado como uma das atividades Laboratório de Pesquisa II programadas pela disciplina Estágio Básico I, do curso de graduação em Psicologia, do turno noturno do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), orientado pela professora Marcella Laureano.
.
Brasília, Junho de 2010
Análise dos valores consumistas no discurso da sociedade contemporânea.
Introdução
A sociedade contemporânea apresenta como característica marcante, a variabilidade de possibilidades de traços de identidade. Esta multiplicidade de alternativas traz, para o sujeito, certa sensação de liberdade, como se a cultura do consumo abrisse uma porta com todas as opções de modo de vida à disposição.
O que une essa infinidade de gostos, estilos e subjetividades, é a disponibilidade, para a venda, de todos os objetos e todas as práticas que marcam a identidade; e o desejo insaciável, por parte dos sujeitos de consumir tais objetos e práticas em seu contexto cultural específico.
Os nossos desejos foram empacotados e enfileirados em prateleiras ou a prateleira é que está organizando nossos desejos?
A infinidade de possibilidades para ser e consumir acaba trazendo, além da liberdade, a sensação de vazio, pois diante de um universo tão grande de escolhas, o que já temos e realizamos parece insignificante.
Além disso, à maioria da população, é limitada ou vedada a participação nas práticas que são validadas e legitimadas por sua própria cultura mesmo levando-se em conta apenas o contexto urbano, onde o traço do consumo é mais flagrante.
Seja aquele que se anula pelo trabalho, o que consome compulsivamente ou o que mata alguém que tenha assaltado, além de milhões de variáveis que começam a