PROJETO
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
Estudo de caso:
Depressão e suicídio na velhice: Avaliação psicológica
Patricia Lima Azzolini
Campinas
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
Estudo de caso:
Depressão e suicídio na velhice: Avaliação psicológica
Trabalho apresentado ao Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria, no treinamento em serviço em Avaliação Psicológica.
Universidade Estadual de Campias.
Psicólogo Supervisor: Luiz Fernando Longuim Pegoraro.
Campinas
2014
RESUMO
A população idosa está crescendo no mundo todo e além de alterações biológicas passam por modificações psicológicas e sociais, tornando essa etapa da vida muitas vezes difícil de ser vivida. Há uma estimativa de que 25% dos idosos têm sintomas psiquiátricos significativos. Sendo a depressão uma doença prevalente na maioria dos idosos, podendo culminar em tentativas de suicídio. A OMS vem considerando o suicídio a partir dos 65 anos como um dos mais sérios problemas atuais de saúde pública. Neste contexto, este trabalho se refere a um estudo de caso realizado em uma enfermaria psiquiátrica com um idoso de 66 anos e tem como objetivo principal avaliar o perfil psicológico desde paciente com sintomas depressivos e com tentativa de suicídio.
Palavras-chaves: Idoso. Depressão. Suicídio. Avaliação psicológica.
INTRODUÇÃO
Para algumas pessoas, em determinados momentos da vida, pensar na morte é pensar como a única saída para uma situação de sofrimento intolerável.
Falar sobre suicídio é particularmente desafiador. Parece não ser semelhante a tantas outras situações de vulnerabilidade psicológica, para as quais preferimos olhar. No suicídio o silêncio funciona somente como mais uma “máscara” que visa esconder uma realidade de profunda dor, misturada com sentimentos de vergonha, estigma e diferença. O suicídio é um problema de saúde pública, sua prevenção,