Projeto
Projeto:
1- Delimitação e Justificativa:
Área de conhecimento: Turismo e Gastronomia
Tema: A gastronomia francesa enquanto atrativo turístico-cultural
Problema: O termo gastronomia, de origem grego, é utilizada para designar um conjunto de conhecimentos e práticas vinculados com a cozinha. Associado a isso os aspectos, históricos, sociais entre outros, constituem o conjunto de conhecimentos que formam a gastronomia de um lugar. Cada uma delas apresenta características particulares, ingredientes e métodos diversos, todos preprados de maneira a deleitar os que provarem suas iguarias. Com isso, a gastronomia é cada vez mais uma fonte de conhecer a cultura de um povo e através do do turismotem se tornado uma opção de turismo-cultural de determinados lugares, favorecendo, assim a atividade turística da região como um todo.
Justificativa: Entender a gastronomia francesa significa também buscar suas origens, explicar a sua reputação, destacar as relações que ela mantém com as diversas produções alimentares inter-regionais e transnacionais e as suas tendências diante das novas culinárias de hoje. A indiscutível supremacia da cozinha francesa na História Moderna e Contemporânea nos leva às suas origens medievais, e à sua definição como a fusão de três elementos indispensáveis: a riqueza de ingredientes; a sabedoria na maneira de utilizá-los e o requinte nos mínimos detalhes.
Hipóteses: A França tem tradição por dois fatores: histórico e geográfico. Na geografia , a França é um país de seis rios que dividem o território, que cruzam o país interio, tem montanhas, cordilheiras, colinas. Portanto a campanha francesa é repleta de variedades gastronômicas e variedades alimentares, através de animais, frutas e plantas. O solo é riquíssimo, possuem muitos tipos de plantação em seu território. A historia francesa é divida em três grandes momentos. A monarquia absolutista, o período Napoleônico e o período moderno. Entendendo a sua origem