projeto
SISTEMAS ESTRUTUTURAIS III
CONCEPÇÃO ESTRUTURAL
Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau
CURSO: Arquitetura
Semestre: 2º Semestre / 2013
Período Letivo: 6º
Aula: 03
Recife, 2013
CONCEPÇÃO ESTRUTURAL
INTRODUÇÃO
A concepção da estrutura de um edifício consiste no estabelecimento de um arranjo adequado dos vários elementos estruturais do edifício, de modo a assegurar que o mesmo possa atender às finalidades para as quais foi projetado. Em virtude da complexidade das construções, uma estrutura requer o emprego de diferentes tipos de peças estruturais adequadamente combinadas para a formação do conjunto resistente.
1
22/11/2013
CONCEPÇÃO ESTRUTURAL
INTRODUÇÃO
Um arranjo estrutural adequado consiste em atender, simultaneamente, os aspectos de segurança, economia (custo), durabilidade e os relativos ao projeto arquitetônico (estética e funcionalidade).
Em particular, a estrutura deve garantir a segurança contra os Estados
Limites, nos quais a construção deixa de cumprir suas finalidades.
A concepção estrutural deve levar em conta a finalidade da edificação e atender, tanto quanto possível, às condições impostas pela arquitetura.
O projeto arquitetônico representa, de fato, a base para a elaboração do projeto estrutural. Este deve prever o posicionamento dos elementos de forma a respeitar a distribuição dos diferentes ambientes nos diversos pavimentos. Evidentemente, a estrutura deve também características do solo no qual ela se apóia.
ser
coerente
com
as
CONCEPÇÃO ESTRUTURAL
O ESPAÇO ARQUITETÔNICO E A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL
A escolha da forma da estrutura de um edifício depende essencialmente do projeto arquitetônico proposto. Usualmente os edifícios residenciais são constituídos pelos seguintes pavimentos:
• Subsolo: destinado à área de garagem;
• Pavimento Térreo: destinado à recepção, salas de estar, de jogos, de festas, piscinas e área para recreação;
•Pavimento-tipo: destinado