projeto
Público Alvo
Educar para a sustentabilidade é um projeto para a Escola que envolve alunos, funcionários, pais e administração escolar, possibilitando o acesso à tecnologia sem recursos do governo, localizada em Carapicuíba, zona oeste de São Paulo.
O projeto tem como princípio a formação da responsabilidade socioambiental dos alunos do ensino fundamental trazendo impactos positivos para os mesmos visando à conscientização sobre as questões do ambiente.
Objetivos Gerais:
Mudar a forma de pensar e de se relacionar com a natureza;
Construir um novo modo de viver, produzir, distribuir bens e de consumir;
Criar uma nova cultura no ambiente, voltada para a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e do seu entorno;
Romper com uma visão de que o homem é o centro das atenções, fora e contra a natureza;
Responsabilidade para com as gerações futuras;
Educar para a paz, para os direitos humanos e justiça social;
Formar cidadãos capazes de compreender os desafios socioambientais e que se mobilizem para a construção de uma sociedade sustentável.
Objetivos Específicos:
Implantar a Agenda Ambiental;
Incentivar e apoiar o protagonismo infantil e juvenil em ações no campo social e ambiental;
Acompanhar a implantação das práticas sustentáveis.
Ações do Projeto
O objetivo é desenvolver a responsabilidade e trabalho em equipe dos alunos, como tarefa, eles deverão trazer para a escola algum material reciclável, retirando-os dos lixos, mobilizando a família e comunidade e percebendo que tudo pode e deve ser reaproveitado.
Etapas:
- 5 garrafas pet (2 litros) por aluno
As garrafas serão coletadas nas turmas que se organizarão para cumprir a tarefa de todos os envolvidos. Os alunos participarão de todo o processo de separação e limpeza das garrafas sujas.
As garrafas servirão para a confecção de inúmeros brinquedos para a hora do recreio, para cercar nossa horta, outro projeto chamado: “Horta: Hora de