Projeto
Tema: Uma proposta inovadora da sistemática tradicional de ensino e aprendizagem na universidade: Um estudo de caso na UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- campus- Vitória da Conquista.
Objetivo Geral:
-Detectar reavaliando a realidade da metodologia educacional aplicada junto à instituição de ensino superior UESB-Vitória da Conquista, apresentado novas sistemáticas metodológicas no processo ensino e aprendizagem.
Objetivos específicos:
-Analisar os conteúdos programáticos existentes e em vigência na referida instituição, confrontando-os.
-Apresentar a aplicabilidade dos planos de aula à luz de novas metodologias didático pedagógicas que melhor servirão para instrumentalizar o procedimento dos educadores na transmissão dos saberes.
Problematização
Um melhor preparo do professor é um dos vetores fundamentais para o aprimoramento do sistema educacional que se pretende para o nosso país, no entanto, deparamo-nos, nas universidades, com uma estrutura pedagógica obsoleta, currículos ultrapassados que não mais atendem as atuais necessidades do processo de ensino e aprendizagem.
Subjacente à questão da formação reproducionista e reducionista acima mencionada na preparação dos novos mestres, verifica-se a aplicação de metodologias de ensino não coadunadas com os “novos ares” da educação, trazidos pela lei de diretrizes e bases, de 1997, que recomenda os assuntos transversais, a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, métodos estes, que ainda, estão calçados na mera repetição de conhecimentos contidos nos livros didáticos, códigos e apostilas.
Justificativa
Após um longo período de formação acadêmica o exercício da prática surge num momento de emancipação do novo profissional. Entretanto, enquanto o neófito busca referências na instituição em que estuda percebe a diferença entre o que aprendeu (teoria) e a realização.
Esta realidade é vivenciada por alguns graduados na Universidade Estadual do