projeto
Este projeto de Intervenção tem como tema “A Prevenção da Violência contra crianças e adolescentes” e a divulgação do Creas para a população encruzilhadense, levando informações aos moradores do centro de Encruzilhada, e divulgar o serviço ofertado no CREAS que é uma unidade de referência para oferta de serviço de apoio, orientação e acompanhamento às famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos que demandam intervenções especializadas. E desta forma, fazer com que o CREAS, seja conhecido e se propondo a trabalhar com os profissionais da educação, pais/responsáveis, buscando conhecer a violência contra a criança e adolescente na Escola João Alves de Macedo capacitando multiplicadores sociais para identificar e intervir na problemática, numa perspectiva de trabalho em rede, fortalecendo o atendimento integral a estes sujeitos na realidade local.
O Estatuto Da Criança e Adolescente (ECA) no artigo 5º assegura que “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade, opressão, sendo punido na forma da Lei qualquer atentado por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais” e, dessa forma caracterizando como sujeito de direito, cidadãos, pessoas em desenvolvimento e por isso prioridade absoluta.
Sendo assim tendo como objeto de ação a prevenção da violência contra a criança e adolescente, a ser abordado através de ações junto aos profissionais que compõe a rede de atenção (CREAS), junto aos pais/responsáveis e as próprias crianças e adolescentes da Escola João Alves de Macedo.
2. JUSTIFICATIVA
Dentre as variadas faces da violência e dos diversos indivíduos que vivenciam e quais atualmente são percebidas por estudiosos como vitimas “privilegiada” nessas manifestações está crianças e adolescentes.
É relevante que seja elaborada estratégias e parcerias que promovam a melhoria da qualidade de vida da criança e adolescente em