Projeto
1 EDUCAÇÃO ESPECIAL 2
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
3 OBJETIVOS 5
4 METODOLOGIA 6
REFERÊNCIAS 7
1 EDUCAÇÃO ESPECIAL
Este projeto de Estágio é sobre Educação Especial, sendo que o assunto a ser abordado é a inclusão do aluno especial no ensino regular e a visão do Orientador/Supervisor sobre esse processo. Desafios, dificuldades, facilidades e sobretudo muitas oportunidades em todas as partes que envolvem o processo de inclusão.
2 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ao longo dos tempos os portadores de deficiência foram julgados conforme as diferentes concepções do homem e da sociedade, influenciados por cada momento histórico. A história nos aponta políticas radicais de exclusão em relação à pessoa com deficiência na sociedade.
Em Esparta, na antiga Grécia, a beleza e o culto ao corpo eram determinantes para a participação na sociedade. As crianças com alguma deficiência eram abandonadas nas montanhas e, em Roma, atiradas ao Rio Tibre. Acreditava-se que as mesmas apresentavam perigo para a continuidade da espécie.
Na Idade Antiga, pessoas com algum tipo de deficiência eram associadas à imagem do diabo, da feitiçaria, da bruxaria e do pecado, sendo isoladas e exterminadas.
No início do século XIX, houve a tentativa de recuperar a criança com deficiência, com o objetivo de adaptá-la à sociedade para incluí-la em um processo de socialização a fim de eliminar seus aspectos negativos.
Neste mesmo século houve interesse de profissionais das ciências ao estudo da deficiência. A medicina se destacou e ocupou espaço no estudo das deficiências com a descoberta de patologias. Porém, as pessoas com alguma deficiência continuavam separadas das demais, eram colocadas em asilos e hospitais, mas com o objetivo de tratamento médico.
O abandono e a discriminação das pessoas com deficiência eram atitudes normais até o início do século XIX, pois a deficiência estava associada à incapacidade, sem