Projeto
A Cooperativa de Ensino Paulo Freire, composta por seus 20 (vinte) associados cooperados, utiliza-se do presente Projeto para prover, de forma eficiente e responsável, a estruturação das atividades preestabelecidas em seu Estatuto Social de modo a promover a preservação ambiental, bem como conscientizar e instruir de maneira didática todas as turmas escolares acerca de sua relevância.
O Projeto de Sustentabilidade visa abordar e esclarecer os meios a serem utilizados para a captação de energia, destinação de resíduos em locais apropriados e sua reutilização, objetivando a conscientização dos alunos, acerca da importância da preservação ambiental e determinar as condições de trabalho e o ambiente.
Tem por objetivo a disseminação de práticas voltadas a utilização dos meios de modo a garantir eficiência, aliada à preservação ambiental, demonstrando, por conseguinte, aos alunos, funcionários e comunidade local, a relevância da sustentabilidade para a devida proteção e respeito ao meio ambiente.
A partir dessa perspectiva, desenvolveremos o presente projeto em três etapas, sendo a primeira de conscientização e capacitação dos funcionários, a segunda direcionada para a aplicação efetiva de práticas sustentáveis e a terceira voltada para a divulgação dos resultados.
PRIMEIRA ETAPA: CONSCIENTIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS
Tendo em vista a necessidade de estabelecer uma cultura sustentável em todo o ambiente escolar e, se possível, em toda a comunidade local, é de suma importância que os funcionários da unidade escolar estejam conscientes e bem capacitados para incentivar e cobrar os resultados esperados do projeto.
Para tanto, consideramos que a conscientização deve ser feita com pequenos estímulos cotidianos a fim de, pouco a pouco, modificar os costumes para alcançar o objetivo proposto.
Nesse sentido, pretendemos desenvolver esses estímulos através de: