projeto
Trabalho é a atividade em que o homem transforma a natureza através de uma certa matéria, a palavra trabalho é derivada do latim “tripaliare” que significa tortura, passando a idéia de sofrer, de esforçar, de trabalhar e agir.
No sentido econômico o trabalho é atividade do homem sobre a matéria prima com ajuda de instrumentos com o intuito de produzir bens e serviços.
A satisfação das primeiras necessidades com o trabalho acaba gerando novas necessidades, permitindo não só a sobrevivência do homem, mas também a sua transformação constante, sendo então o homem o fruto de seu trabalho.
MARX (2001, p. 211) define o trabalho como: “O trabalho é antes de tudo um processo entre o homem e a natureza, um processo no qual o homem por sua atividade realiza, regula e controla suas trocas com a natureza. Ele põe em movimento as forças naturais que pertencem à sua natureza corporal, braços e pernas, cabeças e mãos, para se apropriar das substanciais naturais sob uma forma utilizável para sua própria vida. Agindo assim, por seus movimentos sobre a natureza exterior e transformando-a, o homem transforma ao mesmo tempo a sua natureza”.
Em sua definição Marx coloca o homem em relação de igualdade com a natureza e nesta relação ninguém é soberano. Ao afirmar que o homem inicia, regula e controla as relações materiais compreende-se que a ação do homem será sobre a relação material entre ele mesmo e a natureza, e que nem o homem supera a natureza e nem a natureza o homem.
O trabalho como fundador da sociabilidade humana implica o reconhecimento de que as relações sociais construídas pelo homem apoia-se no trabalho como base da própria reprodução da vida dado que por meio de tal atividade produzindo os bens necessários. Em um dado momento surge a necessidade do homem em fabricar os seus próprios instrumentos, pois os meios de trabalho obrigam a natureza a abastecer a sociedade, a natureza oferece ao homem materiais que o trabalho transformara