Projeto
DEPARTAMENTOS DE TECNOLOGIA
CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES DA “OI” CAUSAS E SOLUÇÕES.
SÃO LUIS DE MONTES BELO
2013
ANA PAULA RICARDO
HEITOR ASSIS DE ANDRADE
HELION SOUZA SANTOS
JULIANA ASSIS DE ANDRADE
MIDYAN HANY BARBOSA DE OLIVEIRA
A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES DA “OI” CAUSAS E SOLUÇÕES.
Projeto elaborado na disciplina de Desenvolvimento do Conhecimento Cientifico, como requisito avaliativo parcial, sobre orientação do professor Fernando Rocha Rodrigues.
SÃO LUIS DE MONTES BELOS
2013
TEMA A ROTATIVIDADE DE SERVIDORES DA “OI” CAUSAS E SOLUÇÕES.
OBJETO
O objeto de nossa análise foca-se no alto índice de rotatividade dos servidores da empresa OI, em especial o atendimento do Call Center na cidade de Goiânia-Go. Procuraremos analisar quais os fatores causais do problema em foco e quais as possíveis soluções para a resolução ou minimização do fenômeno.
MOTIVAÇÃO, PROBLEMA E PERGUNTA (S)
Nota-se que na empresa OI, (foco de nossa análise), em especial o telemarketing, a insatisfação dos clientes com os serviços prestados, tornou-se pública e notória, pois o índice de reclamações e processos judiciais está disponível nas redes. Porém, o alto índice de rotatividade dos servidores, nos leva a questionar quais seriam os fatores da não fidelização dos colaboradores no centro de atendimento. O curso de Recursos Humanos como ciência que investiga as relações organizacionais, não pode deixar de investigar quais seriam esses fatores. Nesse caso, o fenômeno acima descrito nos levou a uma pré-ocupação em relação ao objeto proposto no sentido de analisar quais as causas dessa rotatividade e quais soluções os gestores de RH podem apontar para a solução do problema em questão. O problema consiste em entender quais os motivos que levam a grande rotatividade