Projeto
Segundo MELO (2005), a adolescência é a passagem da puberdade para vida adulta, momento de grandes transformações ocorrendo mudanças física, psicológicos e sociais. Sabe-se que a adolescência e a passagem da infância para vida adulta, um momento de transição, uma etapa de construção da identidade, onde não mais se tem só a referência do pais, os jovens procura grupo que possam se identificar, muitas vezes tendo que se adequa ao comportamento do grupo. A adolescência por ser uma fase de busca constante e de curiosidade, levam muitas vezes os jovens para caminhos perigosos, como por exemplo o uso de drogas. Segundo (SILVA, SANTOS,2012), os jovens estão em busca de algo perdido que não se encontra mais no âmbito familiar, buscando no grupo algo que lhes proporciona prazer que muitas vezes chegam por intermédio das drogas.
Segundo (Brasil,2007) o uso de drogas tanto licitas e ilícitas vem desencadeando sérios problemas na adolescência e na juventude, com a gravidez precoce doenças sexualmente transmissiva, acidentes e o aumento da violência, provocando situações de vulnerabilidade. O uso de drogas vem acarretados de sérios prejuízo na saúde, sendo orgânica funcional, afetando o sistema do corpo trazendo serias modificações. Um dos principais problema é o desenvolvimento escolar, estruturação das habilidades, cognitivo-comportamentais e emocionais (FILHO et al,2007).
Oficinas e Projetos Espaço vida: Jovens Longe das Drogas
O projeto Jovem Longe das Drogas é realizado no espaço vida, no município de Camaçari e com duração de um mês, sendo dois encontros por semana. O objetivo do projeto é acolher adolescentes de 12 a 18 anos, encaminhados pelo Conselho Tutelar da cidade, para a prevenção do uso das drogas. O grupo é constituído por 15 adolescentes.
Terça-feira
Quinta-feira
Apresentação do projeto e encontro com