Projeto
Cuidado do câncer infantil em pacientes diagnosticados no hospital de câncer infantil do Rio de Janeiro (Inca)
Alfenas/MG
2014
Cuidado do câncer infantil em pacientes diagnosticados no hospital do Rio de Janeiro (Inca)
Pré-Projeto apresentado como requisito para obtenção de nota parcial referente à disciplina de Filosofia e Metodologia da Ciência do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas.
Professor: Alisson Eugênio
Alfenas/MG
2014
Tema:
Cuidado do câncer infantil em pacientes diagnosticados no hospital do Rio de Janeiro (Inca)
.
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é apresentar os estudos sobre como é procedido o tratamento infantil em pacientes com câncer.
As responsabilidades dos profissionais que trabalham nessa área, pesquisas, avaliação da gravidade do tumor, tratamentos, reabilitação desses pacientes..
Justificativa:
Câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. As neoplasias mais frequentes na infância são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Também acometem crianças o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina do olho), tumor germinativo (tumor das células que vão dar origem às gônadas), osteossarcoma (tumor ósseo), sarcomas (tumores de partes moles).
Diferentemente do câncer de adulto, o câncer da criança geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Doenças Malignas da infância, por serem predominantemente de natureza embrionária, são constituídas de células indiferenciadas, o que determina, em