projeto
DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC/RS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE ACESSO AO VIRTUAL
REJANE JANETE FREY
PORTO ALEGRE
2013
1 INTRODUÇÃO
Este presente trabalho foi baseado no capítulo “O uso das novas tecnologias de Acesso ao Virtual”, escrito por Paulo Nassar, publicado no livro ”Obtendo Resultados com Relações Públicas”, organizado por Margarida Maria Krohling Kunsh. Nesse capítulo, o autor inicia fazendo uma analogia das relações públicas e da comunicação organizacional com os eletrodomésticos para ressaltar que as inúmeras tecnologias estão modificando e facilitando a comunicação dentro das organizações. Após, apresenta a comunicação integrada virtualmente e por fim, a comunicação virtual com os colaboradores, cuidados que devem ter com e-mails, a evolução e futuro.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Levando em consideração a afirmação de Nassar (2006), as relações públicas e a comunicação organizacional estão cada vez mais próximas das novas tecnologias, o que felizmente é bom para o mundo em que vivemos.
Em nossos tempos, o profissional de comunicação tem acesso a computadores, com fusões de telefone e televisão, cada vez mais parecidos na operação com eletrodomésticos. Ou seja, o acesso e a operação das tecnologias informatizadas já não são mais desculpa para se ficar escondido e excluído delas. (NASSAR, 2006, p. 149).
Para Nassar (2006), nesse campo, a operação das inovações tecnológicas é amigável, mas vai excluir da atividade quem teimar em não compreender como, quando e por que ela atinge as relações nas empresas e instituições com os seus inúmeros públicos e redes de relacionamentos. Uma evolução que trouxe essa tecnologia diretamente para exercer papéis e alcançar objetivos há muito conhecidos dos comunicadores sociais, pois a