projeto
Barroco é o resultado da degradação da Renascença, na Itália seria como sair do estilo formal para o informal, arte severa para a arte livre, a arte antiga morre semelhante a arte renascença.
A arte do Renascimento começou a se decompor na cidade de Roma e foi que Bramante alcançou seu estilo mais puro na arquitetura. Em primeiro lugar foi em Roma que se iniciou o Barroco,não é o estilo dos maus imitadores ele foi aos poucos introduzido pelos grandes mestres ou seja nasceu como uma arte suprema, seria a transformação mais radical da renascença. O Barroco ocupa um período de 200 anos, por volta de 1630 era pesado, maciço, contraído, severo e aos pouco foi mudando tudo isso tornando mais leve e alegre e brincalhona que passou a se chamar de Rococó. A maturidade do Barroco foi por volta de 1580 e os mestres que criaram um estilo são: Antonio da Sangallo, Michelangelo, Vignola, Bramante, Rafael, Peruzzi, Giacomo Della Porta, de certo modo todo esses nomes contribuíram para a criação e evolução da arte Barroca, Michelangelo foi considerado o pai do Barroco devido só ter ocupado com a arquitetura em sua maturidade. Ao contrario da Renascença o Barroco não foi programado ou estudado, ele se desenvolveu sem modelo nenhum ou referência, alguns autores começa a chamar de capriccioso, Bizarro, Stravagante, outros sente Fascínio pelo informal.
A expressão “Barroco” foi dado pelos italianos e tem vários significados como: coisa absurda, perola não redonda (deformada), e é de origem francesa.
A natureza da transformação estilística
Os historiadores concordam que a arquitetura Barroca tem o caráter Pictórico, assim como a escultura e a própria pintura. Pictório é aquilo que faz um quadrado sem acrescentar coisa alguma ele se funda [ se na impressão do movimento e é a pintura que representa melhor esse movimento ou seja é um modelo para o pintor, impressiona só pela aparência.
Pelo meu modo de vista Pictório é um modelo, uma referência,