projeto
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Tema: Reações adversas aos meios de contraste.
Tempo de execução: Mês de novembro/2011
Característica: Projeto interdisciplinar aplicado como parte da avaliação bimestral das disciplinas de Procedimentos de enfermagem e Equipamentos, acessórios e meios de contraste.
PROPOSTA:
Embora sejam raras as reações adversas graves ao meio de contraste, estas se desenvolvem, com grande risco, em pacientes debilitados e instáveis. São associadas aos efeitos quimiotóxicos e anafilactóides dos meios de contraste intravasculares. O paciente está submetido ao maior risco quando ocorre à administração de meios de contraste pela via venosa e arterial, sendo o iônico mais tóxico do que o não iônico. Estes efeitos adversos podem ser classificados em: leve (náuseas, prurido, sudorese), moderado (síncope, edema facial, broncoespasmo leve) e grave (edema pulmonar, edema de glote, parada respiratória e cardíaca, convulsões e óbito).
O Tecnólogo em Radiologia é um profissional fundamental para realização dos exames radiológicos, e está presente nesse evento desde a administração dos meios de contrastes, bem como, a prevenção e tratamento de possíveis complicações, seja por conhecimento prático dos procedimentos ou contribuindo com conhecimento para tomada de medidas que estejam de acordo com os referenciais teóricos. Para isso, é preciso que estes profissionais estejam preparados e qualificados para tal função.
Considerando que a contextualização do conteúdo traz importância ao cotidiano do aluno, além de mostrar que aquilo que se aprende, em sala de aula, tem aplicação prática na atividade profissional. O presente projeto tem como objetivo a integração de saberes através da utilização do conhecimento das disciplinas procedimentos de enfermagem e equipamentos, acessórios e meios de contrastes, além de proporcionar