projeto
“Percursos Pedestres”
Docente:
António Vinagre
Discentes:
David Viegas - nº 39068
Dominik Hanusch - nº 40738
1. Identificação da ideia
1.1. Apresentação da ideia
Serve o seguinte projeto proporcionar a criação de uma empresa de cariz privado, cujo objetivo se focará em oferecer aos seus clientes a oportunidade da prática de percursos pedestres destinados à população, seja turística, desportiva ou para recuperação física.
Foi escolhida a região da Serra de Monchique para implementar esses percursos por oferecer condições únicas, sendo o pico da Fóia uma dos atracões como ponto mais alto a sul de Portugal. Outro dos fatores que nos levou a idealizar este projeto é facto de existirem poucos caminhos disponíveis em relação à área existente, pelo que apenas dois oferecem sinalização disponível e nenhum tem acompanhamento de guias especializados.
Este trajeto irá possuir diferentes graus de dificuldade e pontos de interesse onde os clientes poderão desfrutar de uma pausa no meio de locais com arborização e sombra disponível, assim como pontos de apoio com fornecimento de líquidos, indicação de casas de banho, plantas topográficas que mostrem a localização do trilho, indicativos de panorâmica e tabuleiros de madeira com pequenos resumos das características da zona onde se encontra nomeando informação histórica e características de relevo, hidrografia, fauna e flora locais.
A nossa ideia de percurso consiste basicamente em fazer uma ligação do Longevity wellness Resort até ao cume da montanha (902m) de altitude. O trajeto será composto por duas fases de subida, a primeira inicia-se nas Caldas de Monchique. É um local ideal para reunir o grupo, com bastante sombra e facilidade em obter água. A segunda fase e após uma pausa na vila de Monchique tem início no núcleo da vila, local onde é possível observar uma nora. Faz-me a passagem por um convento com mais de 100 anos, ainda na vila, rumo ao