Projeto
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARGARETH DE LIMA CORREA
ACADÊMICOS
ANA TERESA
CLAUDIA CRISTINA P. PESSOA
MARINILSON MELO
RESENHA CRÍTICA
JURUTI-PARÁ
2011
CALLAI, Helana Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo.Editora mediação.
Considerando a posição da autora quanto estudar o lugar para compreender o mundo, em geografia, significa entender o que acontece no espaço onde se vive para além de suas condições naturais ou humanas.
O espaço construído resulta da história das pessoas, dos grupos que neles vivem, da forma como trabalham como produzem, como se alimentam e como fazem, usufruem do lazer. Isto resgata a questão da identidade e a dimensão de pertencimento. É fundamental, neste processo, que se busque reconhecer aos vínculos afetivos que ligam às pessoas, aos lugares, às paisagens e tornam significativos o seu estudo.
Essa divisão é necessária, como um recurso para distinguir os elementos sociais ou naturais na medida em que objetivo da geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e na natureza é preciso observar, buscar explicações para aquilo que, numa determinada paisagem, permaneceu ou foi transformando, isto é, os elementos do passado são do presente que nele convivem e podem ser compreendida mediante a análise do processo de produção, organização do espaço. A percepção especial de cada indivíduo ou sociedade é também marcada por laços afetivos e referencias socioculturais.
No que se refere ao ensino fundamental, é importante considerar quais são as categorias da geografia mais adequadas para os alunos em relação á sua faixa etária, ao momento da escolaridade em que se encontram e as capacidades que se espera que eles desenvolvam. Embora o espaço geográfico deva ser objeto central de estudo, as categorias paisagens, territórios e lugar devem também ser abordadas, principalmente nos ciclos iniciais, quando se mostram mais acessíveis