Projeto voltado a leitura
Instituto de Ensino Superior do Amapá
Curso: Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas.
Disciplina: Prática Pedagógica II.
Professora Orientadora: Lilian Latties.
Acadêmicos: Victor Alexandre dos Santos Ramos.
2 Justificativa
O professor tem grande relevância no processo de construção do conhecimento e é o principal transformador da educação. Para Freire (2007, p. 22), “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. Aquele que irá lecionar futuramente, não pode reprimir-se somente a hipótese, então a prática pedagógica vem enaltecer e certamente vai ajudar esse futuro profissional.
O aluno é a pessoa que vai ser ajudado com a leitura, pois hoje em dia ver-se que há um aumento significativo por parte dos alunos a não querer ler. Segundo Piaget (1934, p.31), “somente a educação pode salvar nossas sociedades de uma possível dissolução, violenta ou gradual”.
3 Objetivo Geral
Incentivar e mostra que a leitura pode ser algo prazeroso de se fazer; tornar os alunos conscientes sobre todas as ações benéficas que a leitura vai trazer; incentivar e ensinar os educandos a desenvolver uma leitura contínua e saudável e com isso mostrar a eles que esse ato os tornará pessoas conhecedoras de muitas informações.
Para obtermos pessoas capazes de tentar mudar ou intervir na nossa realidade, temos que formar leitores competentes, motivando-os a buscar o aprendizado e ampliar seu conhecimento, formando assim indivíduos críticos que irão fazer algo.
Objetivo Específico
Fazer com que o aluno possa ter hábito diário na leitura, inicialmente pode parecer bem difícil de isso acontecer, pois ainda não estão acostumados, mais através de bons livros de diversas temáticas, aos poucos fazer com que esses alunos tomem gosto pelo ato de ler e para isso é preciso muito esforço por parte do profissional, mas esse é um esforço gratificante.